10 maneiras de curtir o friozinho de São Paulo

Você percebe que o frio chegou a São Paulo quando:

  • Você vê a campanha de vacinação contra a gripe na tv
  • A polêmica nas redes sociais é sobre quem gosta de inverno e quem odeia
  • O assunto na roda de mães é sobre quantas horas passaram na emergência do hospital
  • As discussões no ônibus são para abrir ou fechar as janelas (se abrir é frio; se fechar é gripe em massa)
  • Seu vizinho entra no elevador profetizando “o inverno vai ser tão intenso como foi o verão esse ano…”
  • Os apresentadores de telejornal fazem piadinhas sobre a expressão cobertor de orelha

E agora, que o frio chegou, o que se faz? Bebe-se mais, come-se muuuito mais, frequenta-se lugares fechados e aproveita-se o aconchego do lar. Pensando nisso, listamos 10 maneiras de aproveitar melhor a temporada fria na cidade, por nossas preferências.

[Vamos tentar não falar só de comida, ok?]

Comer e beber

  1. São Paulo é conhecida pelas suas padarias, que vendem do tradicional pãozinho francês a vinhos e produtos de limpeza. Nessa época, é comum oferecerem um buffet de sopas, com variedades de caldos e toda uma sorte de pães para acompanhar, além de outros pratos e sobremesas. Outra pedida para quem gosta de sopa é o tradicional Festival de Sopas CEAGESP, que vai até final de agosto. O festival acontece de quarta a domingo e oferece seis opções de sabor, que mudam a cada semana, pra você voltar lá nos próximos três meses!
Festival de Sopas do CEAGESP

Festival de Sopas do CEAGESP – tradicional sopa de cebola gratinada e creme de pinhão com cream cheese (fotos de divulgação – Eduardo Bacani)

  1. Acabe-se no fondue, aquela panelinha com queijo ou chocolate derretidos, onde você mergulha pão, carne ou frutas e se lambuza. Há diversos restaurantes e bares que incluem essa delícia no cardápio, mas você também pode fazer em casa com a família e amigos.
  2. Dizem que a bebida do inverno é vinho, mas gosto de uma cervejinha mesmo assim, até porque há boas opções que combinam com essa temporada: as mais encorpadas, de cor mais escura e sabores caramelizados ou tostados.

 

Pra ficar em casa

  1. Tenha um kit inverno para vestir em casa: pijama quentinho, roupão e meias fofas (podendo variar para pantufas divertidas); todos com muita cor, para contrastar com o clima cinzento da estação. Use-o para aquela sessão de cinema com pipoca no sofá da sala.
  • Trilogia O Poderoso Chefão: sim, você não leu errado, são os três mesmo. Esse é para aquele dia que você não quer sair debaixo das cobertas nem para ir ao banheiro (é meio improvável porque são mais de 10 horas de filme; se conseguir volte e nos conte!). Confesso que já fiz isso, vi os três no mesmo dia e fiquei sem costas e bunda de ficar tanto tempo deitada – mas fui ao banheiro.
  • O Lado Bom da Vida: esse é lindo e para ver com o namorado. Aí você pensa “nossa, mas não tinha um mais romântico?”. Sim, tem um zilhão de filmes românticos, mas todos os que eu gosto e indicaria aqui, fariam com que o “mor” se jogasse do alto do Copan: Uma Linda Mulher, P.S. Eu te Amo, Doce Novembro, O Diário de Bridget Jones… Além de ter o gato do Bradley Cooper (hehehe)…
  •  Jamaica Abaixo de Zero: esse filme é um clássico e eu adoro, me acabo de rir com ele. Conta a história da primeira equipe de trenó da Jamaica.
meias fofas

Meias quentinhas

Lugares para ir

  1. O Velhão

É um desses lugares inusitados e mal aproveitados por nós. Pelo menos por mim, que só vou quando é inverno porque gosto de passar frio! Trata-se de um complexo na Estrada de Santa Inês, em plena Serra da Cantareira, zona norte de São Paulo, e tem uma linda história (acesse o site para conhecer o Senhor Moacyr e a Dona Iracema). O Velhão é um grande terreno que reúne o Restaurante As Véia Cozinha, o Café do Véio, um antiquário, um sebo, outras lojinhas e diversos bares – como o Conspiração do Jogo, onde você encontra jogos de tabuleiro, fliperama e sinuca. É um super programa gostoso pra fazer com a família ou com os amigos. Ah, o frio de que eu falei é da porta pra fora!

O Velhão

O Velhão – (fotos do site)

  1. Bistrô Ó-Chá

Um lugar para chamar de fofo. Uma casa na Vila Madalena, com móveis de diferentes estilos misturados, compondo um espaço que mistura fru-fru-fru com moderninho. Tem uma linda carta de chás, com muitas opções para vocês se perder. Provei um chá de limão com especiarias. Super cheiroso e ao inspirar o vaporzinho, senti os pulmões abrirem como se tivesse usado Vick Vaporub. Mas o cheirinho não é de Vick, não, só a sensação boa! rs A casa ainda oferece cesta de pães, doces de babar, sanduíches e saladinhas. Ah, e ainda tem uma lojinha onde você pode comprar seus chás e fazer em casa, vestindo suas medias fofas!

Bistrô Ó-Chá

Bistrô Ó-Chá

E por que não escapar para as montanhas?

  1. Campos do Jordão (90 km de São Paulo)

É o destino preferido dos paulistas no friozinho, quando acontece o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento de música erudita da América Latina (entre julho e agosto). Nessa época, o valor da hospedagem é bem salgado, mas se você procura luxo e sofisticação, lá você vai encontrar; para os mais modestos, faça um bate-e-volta para conhecer a cidade nessa época, porque vale a pena – mas vá com paciência porque a cidade ferve! Ande de bondinho, faça uma visita guiada à cervejaria Baden Baden (para conhecer o processo de fabricação das cervejas artesanais), com as queijadinhas de Campos e, se possível, assista a pelo um concerto do Festival.

  1. Monte Verde, MG (166 km de São Paulo)

É conhecida como a Suíça Brasileira. Uma cidade muito bonita e charmosa, pequenina (praticamente tudo acontece em uma avenida) e com lindas paisagens naturais. Em julho também acontece o Festival de Inverno, com música, dança e teatro na avenida principal. Que mais? Muitos restaurantes de comida mineira, bares, lojas de doces e alambiques. Você se farta só de comer o que te oferecem na porta das lojas – queijos e deliciosas compotas! Mas nem só de comida se vive em Monte Verde: você pode andar de quadriciclo, montar a cavalo, caminhar entre árvores e fazer trilhas e escaladas para perder todas essas calorias. Também vale um bate-e-volta!

Monte Verde MG

Monte Verde, MG

Falamos de apenas duas cidades aqui, mas há muitas outras. Só para citar algumas: São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Socorro, Águas de Lindóia, Serra Negra, Santo Antonio do Pinhal (todas em São Paulo).

Aquecer a alma

  1. Fique junto de quem você ama. Calor humano é o melhor que você pode ter. Abrace muito! Peça abraços e ofereça free hugs também!

 

  1. E pense em quem não tem condições de se aquecer sozinho. Há muitas pessoas nas ruas, em tristes condições, que são agravadas nessa época de frio intenso. Cada um pode fazer um pouquinho e ajudar muito!
  • Dê uma olhada no seu armário e separe roupas de frio e cobertores (em bom estado) para serem doados – leve em alguma entidade social, deposite nos postos de coleta como da Campanha do Agasalho ou, até mesmo, saia às ruas e entregue para quem precise.
  • Distribua sopa ou outros alimentos a quem mora na rua ou contribua com grupos que já prestam esse tipo de serviço, seja com dinheiro ou sua presença. Um dos grupos mais conhecidos, em São Paulo, são os Anjos da Noite. Aos sábados você pode ajudar no preparo das sopas ou na distribuição, na Praça da Sé.
  • Olhe para o lado. Se importe. Alguém ao seu lado pode estar precisando de ajuda. Você pode ligar no 156 para a Central de Atendimento Permanente e Emergência (CAPE) que funciona 24h por dia e presta auxílio às pessoas que vivem nas ruas. Quando a temperatura chega a 13° a “Operação Baixas Temperaturas” encaminha, quem aceitar, a albergues.
  • Incentive seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

[Ops! Quase tudo teve comida, né?! Pois é, comer faz parte da temporada de inverno!]

Acessem para mais informações:

Anúncios

comente - participe - compartilhe - explore

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s